O que é?
A Suspensão do Supercílio ou lifting frontal é o procedimento cirúrgico que visa ao reposicionamento dos supercílios. O processo natural de envelhecimento resulta em queda da sobrancelha, principalmente em sua região lateral. Tal alteração pode conferir ao paciente um aspecto de “olhar cansado” ou “triste”.
Em geral, a Suspensão do Supercílio é realizada em associação com outros procedimentos cirúrgicos e/ou minimamente invasivos de rejuvenescimento facial como: blefaroplastia, ritidoplastia, aplicação de toxina botulínica e/ou preenchedores de ácido hialurônico, por exemplo. O objetivo é otimizar os resultados, promover o rejuvenescimento harmonioso das estruturas da região superior da face (fronte e pálpebras) e respeitar as características étnicas do paciente.
Como é feita?
São realizadas incisões no couro cabeludo para acessar as estruturas anatômicas que serão tratadas para promover a elevação das sobrancelhas. Trata-se de procedimento que pode ser realizado sob anestesia local com sedação ou geral, tem duração estimada de 1 hora e tempo de internação entre 12 a 24h, a depender de ser realizado isoladamente ou associado a outros procedimentos cirúrgicos.
Como são as cicatrizes?
As cicatrizes são posicionadas no couro cabeludo e, portanto, não ficam aparentes.
Como é o pós-operatório?
A Suspensão do Supercílio tem um período de recuperação relativamente curto, permitindo que o paciente retome sua rotina em poucos dias. Nos primeiros dois dias são necessários cuidados locais simples, como realizar compressas frias na fronte e pálpebras, a fim de acelerar a regressão do inchaço e das eventuais equimoses (“manchas roxas”).
No início, é comum que o paciente sinta uma tensão ou tração no supercílio, a qual regredirá espontaneamente em alguns dias. O retorno às atividades profissionais é possível em 1 a 2 semanas, porém o paciente deve evitar exposição solar e atividades físicas intensas até 1 mês após a cirurgia.