Lipoaspiração e Lipoescultura

O que é? 

É o procedimento cirúrgico que diminui o volume de gordura localizada em regiões corporais como abdômen, flancos, dorso, braços, coxas, culotes, pescoço, etc. Seu objetivo é promover a redução de medidas e a melhora do contorno corporal. 

Esta cirurgia é indicada para pacientes que estão no peso ideal ou próximo dele e apresentam gordura localizada. Este procedimento não tem como objetivo emagrecer o paciente e, sim, modelar o corpo, retirando a gordura localizada de regiões corporais indesejadas e, quando necessário, preenchendo áreas que necessitam de volume, ao que chamamos de lipoescultura.

Como devo me preparar para a lipoaspiração? 

A realização de qualquer procedimento cirúrgico estético ou reparador implica em riscos, os quais podem ser minimizados por meio da realização de uma avaliação clínica pré-operatória ampla, adesão aos protocolos de segurança do paciente durante a cirurgia e cuidados pós-cirúrgicos adequados. O sucesso da cirurgia começa na indicação do procedimento correto para o paciente adequado. 

Por isso, na avaliação clínica pré-operatória, além da história e exame físico realizados na consulta médica, solicitamos diversos exames laboratoriais e de imagem para avaliar a saúde do paciente de maneira integral e definir se ele está apto a realizar uma cirurgia estética. Avaliamos também se é necessário suspender o uso de alguma medicação e com qual antecedência. 

O volume máximo de gordura que pode ser retirado de forma segura em uma lipoaspiração corresponde a 7% do peso corporal. Por isso, esta cirurgia não está indicada para pacientes que desejam perder peso. Durante a cirurgia, além da monitorização padrão do paciente, são utilizados dispositivos como meia elástica de compressão, compressor intermitente de membros inferiores e manta térmica. 

Estes equipamentos aumentam a segurança do procedimento e diminuem o risco de eventos adversos como o tromboembolismo venoso. No pós-operatório, seguir as orientações médicas, manter uma alimentação e hábitos saudáveis podem prevenir complicações e otimizar os resultados obtidos.

Como é feita? 

São realizadas pequenas incisões (menores que 1 cm) que permitem a introdução de cânulas de aspiração para retirada de gordura localizada de forma eficiente e rápida. O tempo de cirurgia dependerá da quantidade de áreas abordadas e do volume lipoaspirado, podendo variar de 1 a 5 horas. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia geral e com tempo de internação estimado em 24 horas.

Como são as cicatrizes? 

As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiração são mínimas (o tamanho varia de 5 a 8mm) e localizadas em diferentes áreas do corpo, a depender da região operada. As cicatrizes são planejadas de forma a ficarem escondidas ou pouco visíveis. 

Como é o pós-operatório? 

É esperado que após uma lipoaspiração o paciente apresente inchaço, leve desconforto e algumas equimoses (“manchas roxas”) nas áreas operadas. A maior parte desses achados regride em duas semanas, porém o inchaço pode demorar alguns meses até sua resolução completa. Por isso, a drenagem linfática é fundamental no pós-operatório e deve ser iniciada precocemente. 

O uso de malhas modeladoras também é recomendado pelo período de 30 dias. O paciente pode retomar as atividades de trabalho em 10 a 14 dias, porém não se recomenda a realização de exercícios físicos intensos nos primeiros 2 meses.

DRA. MARIANA ALCANTARA

Cirurgiã Plástica

CRM-SP: 150504 | RQE: 65761

Mamoplastia
Rejuvenescimento facial 
Contorno corporal
Cirurgia reparadora